terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Como Treinar o Seu Dragão

Hello, kittens.

Aqui é a Mia falando (ou melhor, escrevendo). Bom, hoje vou falar de uma das minhas paixões de desenho animado e ao mesmo tempo série de livros.
O assunto de hoje, como já diz o título, é: Como Treinar o Seu Dragão.
Vou explicar.


Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon) é uma série de livros "escrita" pelo personagem principal e "traduzida" do antigo norueguês pela escritora Cressida Cowell. A série inclui 13 livros , sendo que apenas 11 foram lançados no Brasil. São estes:

1. Como Treinar o seu Dragão (How to Train Your Dragon)
2. Como Ser um Pirata (How to Be a Pirate)
3. Como Falar Dragonês (How to Speak Dragonese)
4. Como Quebrar a Maldição de um Dragão (How to Cheat a Dragon's Curse)
5. Como Mudar uma História de Dragão (How to Twist a Dragon's Tale)
6. Guia do Herói para Vencer Dragões Mortais (A Hero's Guide to Deadly Dragons)
7. Como Navegar em uma Tempestade de Dragão (How to Ride a Dragon's Storm)
8. Como Treinar o Seu Viking (How to Train Your Viking)
9. Como Partir o Coração de um Dragão (How to Break a Dragon's Heart)
10. Como Roubar a Espada de um Dragão (How to Steal a Dragon's Sword)
11. Como Pegar a Joia do Dragão (How to Seize a Dragon's Jewel)
12. O Dia do Dreader (The Day of the Dreader)
13. How to Betray a Dragon's Hero

Os dois últimos são mais novos e por isso ainda não foram lançados no país. Sendo que o último, "How to Betray a Dragon's Hero", ainda não teve seu título traduzido.

A série conta a história de Soluço Spantosicus Strondus III, o pior viking já nascido (ao menos, é isso que todos os outros vikings pensam). Filho do chefe da tribo dos Hooligans Cabeludos, Stoico o Imenso, todos esperam que Soluço seja o melhor. Mas ele é um completo fracasso. Magrelo, fraco, pequeno, distraído, sem coordenação.
A história se passa na Ilha de Berk, onde os vikings pré-adolescentes começarão a iniciação da tribo. A missão de cada um é entrar na "maternidade" dos dragões (uma caverna cheia de ovos de dragões) e roubar um ovo, que será seu dragão caçador. Soluço e seu melhor amigo, Perna-de-Peixe, são os piores iniciantes. E tudo piora ainda mais quando Soluço adota o dragão mais mal educado da história.
Banguela, um dragão Comum ou de Jardim, veio para atordoar a vida de nosso protagonista. Ele não faz nada do que Soluço manda e ainda bagunça tudo em seu caminho. E tudo vai de mal a pior.

Confira as capas da série abaixo:

1.                                                                                                           2.






















3.                                                                                                          4.
                                     
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
5.                                                                                                          6.
                                  

















 



7.                                                                                                             8.




















9.                                                                                                          10.
 



















11.                                                                                                           12.
                               

  

















13.






















A série virou filme. Criado pela DreamWorks Studios, o longa estreou em 26 de março de 2010 nos EUA. Desta vez, Vikings e dragões são inimigos, lutando pela sobrevivência.
Soluço têm uma aparência mais desejável, embora ainda seja magro e tenha falta de força física. Antes ruivo, agora moreno com olhos verdes.
Soluço trabalha na forja de Bocão, seu mentor, e amigo mais íntimo de seu pai, porém ainda é subestimado. Enquanto os outros Vikings, incluindo Perna-de-Peixe, que tem aparência heroica; Melequento, seu primo malvado; os gêmeos, Cabeça-Quente e Cabeça-Dura; e a desejada Astrid; lutam com seus pais pela sobrevivência de sua aldeia, Soluço é impedido de participar por não ser qualificado para a tarefa.
Tudo muda quando o garoto captura um Fúria da Noite, o dragão mais temido e mais perigoso de todos. Mas ao invés de mata-lo, Soluço descobre que pode treiná-lo. Soluço vira o ás do treinamento para matar dragões na arena de Berk, usando as técnicas que aprendeu com Banguela para não ferir as criaturas. Até que Astrid, invejando-o, descobre sobre seu segredo.
A garota resolve não contar e tem início uma relação amorosa secreta. Mas o casal descobre um enorme dragão que ameaça destruir sua aldeia. Para piorar os vikings descobrem sobre Banguela. Após muita discórdia, Soluço e os amigos adolescentes conseguem soltar Banguela e derrotar o dragão gigantesco. Porém, com um preço.

Segue o cartaz do filme:

                                 
            



O filme estourou nas bilheterias arrecadando $43.3 milhões de dólares na semana de estreia.
Decidiram expandir a linha criando "A Corrida pelo Ouro", curtas sobre um tipo de Olimpíadas que ocorrem entre os vikings de Berk, lançado em fevereiro de 2010, antes do lançamento do filme.
Após o longa-metragem, mais três episódios de Como Treinar o Seu Dragão foram lançados: "A Lenda do Dragão Rouba Ossos" (14 de outubro de 2010); "O Livro dos Dragões" (15 de novembro de 2010, no DVD); e "O Presente do Fúria da Noite" (15 de novembro de 2010, no DVD).
Foi lançada também uma série sobre os Dragões da DreamWorks: "Dragões: Pilotos de Berk" (Dragons: Riders of Berk), onde os dois primeiros episódios estrearam no Cartoon Network em 7 de agosto de 2012, como um sneak peek da série completa de 20 episódios.
Atualmente está em produção a segunda série dos Dragões: "Dragões: Defensores de Berk" (Dragons: Defenders of Berk) que já estreou nos EUA no dia 19 de setembro de 2013.
Ainda por cima, também está em produção o segundo longa, Como Treinar o Seu Dragão 2, título já definido e data de estreia prevista para 13 de junho de 2014 nos Estados Unidos, país de lançamento.
Já se sabe que o longa será uma trilogia e a terceira série dos Dragões já está a caminho: "Mestres de Dragões" (Dragons Masters), ainda a ser anunciada a data de estreia.






Bom, é isso. Falarei mais sobre Como Treinar o Seu Dragão nos próximos posts. Feliz  Natal e um próspero Ano Novo caso eu não escreva até lá.
Bjks,
Mia.